Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

demagogia de bolso

Convencido . Corrompido . Corrosivo .

demagogia de bolso

Convencido . Corrompido . Corrosivo .

Rankings

Já repararam na (suposta) quantidade absurda de rankings que existe a classificar as universidades no nosso país? 

 

No outro dia, consegui ver dois "estudos", bastante conceituados por sinal, sobre as universidades nacionais e aquilo era de rir. Num primeiro estudo, a Universidade Católica do Porto era a universidade mais bem cotada em Portugal, seguindo-se a Nova de Lisboa (muitos lugares abaixo, mas em 2.º lugar no que toca a universidades nacionais). Já a Universidade do Minho - onde me licenciei e concluí a pós-graduação -, nem aparecia nesse ranking. No outro estudo, a Universidade do Minho encontrava-se destacadíssima no primeiro lugar das melhores universidades nacionais. 

 

E eu pergunto-me como é que é possível esta disparidade de resultados, mesmo aceitando que os criterios até possam ser um pouco subjetivos vá.

 

Toda a gente que andou no ensino superior, privado ou público, e que têm amigos noutras universidades, de certeza que já tiveram, a dada altura, a discussão "Mas a minha é melhor que a tua". Eu acho essa discussão rídicula. E agora falo abertamente da universidade por onde passei: tem muita qualidade, infra estruturas de ponta e bastante organizadas, é uma escolha segura, eficiente, capaz e competente. Mas, de longe, de muito longe, pode ser considerada a melhor universidade do país, seja porque critérios for.

 

E se alguém me perguntar: "Mas olha lá, a UM é melhor do que a universidade X?" 

 

A minha resposta: "Depende de a quem fizeres essa pergunta".

3 comentários

Comentar post